ICP Responde



Aquele que não nascer da água e do Espírito (João 3.5)


Catolicismo Romano. Entende que nascer da água é o batismo infantil, que deve ser ministrado logo após o nascimento. Caso a criança morra sem ser batizada, vai para o limbo, e o adulto, para o purgatório.

Igreja Local. Considera que a água batismal, junto com a operação do Espírito, é o meio de salvação.

Resposta apologética: Todos estamos de acordo com o mandamento de Jesus quanto ao batismo (Mt 28.19; Mc 16.15,16). Negligenciar essa ordenança é pecado, mas não podemos admitir, de forma alguma, que o batismo regenera. O que aconteceu na casa de Cornélio mostra que a doutrina da chamada regeneração batismal é falsa. Os crentes na casa de Cornélio se converteram totalmente e foram batizados com o Espírito Santo de forma notável, inteiramente à parte de qualquer rito externo, inclusive o batismo nas águas (At 10.34-48).

Nascer da água significa nascer de novo pela fé, que vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Ef 5.26). Pedro se refere à regeneração pela Palavra (1Pe 1.23). Tiago também (1.18). Por outro lado, o Espírito Santo atua por meio da Palavra e promove a regeneração da seguinte forma: convencendo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7-11). O batismo se efetua como testemunho público. Em 1João 4.1-3, lemos que aquele que nega que Jesus se fez carne é anticristo, e isso se repete em 2João 7.

Igreja Apostólica Vó Rosa. Diz que o nascer da água ocorre no ato do batismo por imersão no reino de Deus e que tal sacramento foi instituído pelo próprio Deus.

Resposta apologética: Tal ensino contém dois grandes erros: 1) Nascer da água não deve ser interpretado como sendo o batismo nas águas. Nascer da água, conforme o texto em referência, significa nascer de novo pela Palavra (1Pe 2.2; Tg 1.18), junto com a atuação do Espírito Santo (nascer do Espírito), que convence do pecado, da justiça e do juízo (16.7-11); 2) Falar em cumprir a justiça é impróprio, porque toda a justiça foi cumprida em Jesus (Mt 3.15). A salvação, por sua vez, é alcançada pela misericórdia (Tt 3.5).

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com