ICP Responde



No seio da terra (Mateus 12.40)


Adventistas do Sétimo Dia. Afirmam que Jesus ressuscitou no sábado, e chegam a esta conclusão porque contam, literalmente, os três dias de 24 horas, ou seja, 72 horas, que começam a ser contadas a partir da quarta-feira, conseguindo, com isso, levar a ressurreição de Cristo para o sábado.

Resposta apologética: Marcos 15.42 declara que a morte e o sepultamento de Jesus ocorreram na véspera do sábado, ou seja, na sexta-feira, e que Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana (Mc 16.9). A expressão “três dias e três noites” está relacionada às declarações do evangelho de Marcos: “depois de três dias” (8.31) e “ao terceiro dia” (9.31; 10.34). Tais declarações não se contradizem, e muito menos o texto em estudo, antes, são termos idiomáticos intercambiáveis, uma forma comum da expressão judaica.

Jesus ficou no sepulcro parte da sexta-feira (um dia), um sábado inteiro (segundo dia) e parte do primeiro dia da semana (terceiro dia), ressuscitando na madrugada do terceiro dia, quando a manhã ainda estava escura (Jo 20.1).

No caminho de Emaús (Lc 24,21), os dois discípulos, em conversa com o Senhor Jesus, lhe falaram: “É já hoje o terceiro dia”. Assim, precisamos apenas voltar um pouquinho atrás e contar, a partir de domingo, três dias. Então, teremos a data da morte e do sepultamento de Jesus: sexta-feira, o terceiro dia.

Do ponto de vista judaico, seriam três dias e três noites, da sexta-feira à tarde até o domingo, pela manhã. Qualquer parte desse período era considerada um dia completo. A Mishnah, Third Tractate, B. Pesachim relata que “uma parte do dia é o total dele”. E a Mishanh, Tractate J. Shabbath (cap. IX, p. 3) diz: “Temos um ensino – um dia e uma noite são um Onah, e a parte de um Onah é como o total dele”. Assim, um Onah é um “período de tempo”.

Josh McDowell, em seu livro As evidências da ressurreição de Cristo, diz o seguinte: “Mesmo hoje, muitas vezes usamos o mesmo princípio com referência ao tempo. Por exemplo, muitos casais esperam que seus filhos nasçam antes da meia-noite de 31 de dezembro. Se nascida às 23h59, a criança será tratada, para efeito de imposto de renda, como tendo nascida há 365 dias e 365 noites daquela data. E isto é verdade, mesmo que já tenham se passado 99,9% do ano”.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com