Apologética



Hinduísmo – Parte 01 – Introdução


O hinduísmo é, provavelmente, a mais tolerante de todas as religiões. Suas crenças, assim como seus deuses, são incontáveis. É a mais antiga religião da humanidade e, muito mais do que uma religião, é uma filosofia de vida, cuja expressão ultrapassa os limites religiosos e percorre toda a estrutura da sociedade.

Seus seguidores o chamam em sânscrito de Sanátana Dharma, que significa a Religião Eterna ou Caminho Eterno, porque entendem que sua crença segue as regras e exigências básicas da ordem natural da vida, à medida que ela passa por ciclos infinitos de morte e renascimento.

Nós, ocidentais, tendemos a ver a vida como linha cronológica de eventos na História, os hindus, porém, a vêem como um ciclo auto-repetitivo, no qual a história humana pouco importa.

Assim, o hinduísmo é uma maneira de viver, de acordo com a forma como se crê que o universo é regido, que nada tem a ver com a forma ocidental de ver a vida.

Estima-se que hoje existam mais de 760 milhões de adeptos do hinduísmo no mundo todo, ou seja, cerca de 14% da população mundial.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com