Apologética



Fé bahá’Í – Parte 05 – A Questão do Ano de 1844 no Ocidente


Apologistas do bahaísmo apresentam para consubstanciar sua crença de que em 1844 os cristãos aguardavam a volta de Jesus à Terra, tomando como base o livro do profeta Daniel. Essa afirmação bahá’i demonstra seu pouco conhecimento sobre o Cristianismo. A religião cristã nunca marcou e não marca a data do advento do Senhor Jesus Cristo. Ele nos alertou a estarmos em contínua vigilância. Por isso, o Cristianismo em nenhum momento marcou tal data, salvo algumas seitas pseudocristãs, na qual destacamos os adventistas do sétimo dia.

O movimento adventista tem início em 1818, quando um pregador de nome William Miller começou a anunciar que Cristo retornaria à Terra em 20 anos, e em 1831 reafirmou que esse evento ocorreria em 23 de março de 1843 usando a profecia de Daniel 8.13-14 dizendo que as 2300 tardes e manhãs correspondiam a 2300 anos e datou como ponto de partida o retorno de Esdras a Jerusalém em 457 a.C. Muitos se desfizeram de seus bens e foram para as montanhas aguardar a volta de Cristo à Terra. Nada se cumpre e então ele diz que foi erro de cálculo, marcando nova data para 22 de outubro de 1844, que também fracassou. Diante disso, ele se arrependeu, voltou à igreja, pediu perdão e foi servir a Deus. No entanto, Hiran Edson, aderente do movimento de William Miller, diante dos fracassos das profecias de Miller, afirmou ter tido uma visão na qual Cristo teria realmente saído do primeiro compartimento do santuário e entrado no segundo, em 22 de outubro de 1844, para purificá-lo, o que está fazendo ainda e depois sim viria à Terra. Aqui teve início o juízo investigativo. Entre os seguidores de Hiran estava uma jovem de nome Ellen Gould White que endossou essa visão. Esse grupo, por causa do advento de Cristo, fica sendo conhecido como Adventistas até o ano de 1860. Porém, adventismo não é sinônimo de Cristianismo, como bahaísmo não é sinônimo de islamismo.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com