Verbo



Há regras para se fazer apologética?



Por Matthew J. Slick, apologista do Christian Apologetics and Research Ministry (EUA)

Em muitas disciplinas existem regras e pautas que ajudam a pessoa a realizá-las melhor. Por que com a apologética deveria ser diferente? A seguir, veremos algumas coisas que tenho encontrado que podem ser muito úteis para que alguém possa desenvolver suas habilidades apologéticas. Não estou querendo dizer que essas regras são definitivas e/ou completas. Não. Contudo, têm-me ajudado bastante. E espero que tragam o mesmo benefício ao leitor.

Não podemos nos esquecer de que não há nenhum método em apologética comum para todas as situações, que não há nenhuma lista que, se seguida à risca, levará as pessoas a aceitarem a verdade. Até porque a apologética é uma combinação do que o apologista sabe com o que ele é. É uma arte que deve adaptar-se aos obstáculos encontrados em seu desenvolvimento.

A habilidade apologética se relaciona diretamente à experiência e ao conhecimento do apologista. O apologista aumenta seu conhecimento ao experimentar uma situação nova por meio da qual irá defender a verdade. Isso é “fazer” apologética! Agindo dessa forma, o apologista descobre suas áreas frágeis e busca maneiras de melhorar suas habilidades. Ou seja, ele aprende com essas situações reais e novas, então repensa as questões e segue em frente. Obviamente, terá êxitos e fracassos. Mas não deve se espantar. Isso é “apologética”.

De fato, quando ensino em seminários sobre apologética, posso declarar confiantemente que tenho cometido, provavelmente, mais erros do que dez pessoas juntas. Minha esposa pode confirmar isso. Mas tudo bem. Os erros nos ajudam a crescer.

Em minha caminhada, aprendi muitas coisas que gostaria de compartilhar com você, amado leitor. Eis algumas:

1. Ore — É o Senhor quem abre o coração e a mente, e não você (At 16.14). Peça ao Senhor sabedoria (Tg 1.5) e equilíbrio (Cl 4.6). E também que abra sua compreensão da Palavra de Deus (Lc 24.45).

2. Memorize a Escritura — Poucas coisas são tão poderosas para defender sua fé como poder citar o capítulo e o versículo de um texto bíblico em particular (2Tim 3.16).

3. Memorize as fontes de informação — É muito valioso saber informações de diferentes disciplinas. Claro, você não pode saber tudo, mas você pode memorizar alguns fatos pertinentes ao mormonismo, evolução, filosofia, Bíblia ou outro ponto que necessitar. Você aprenderá o que precisa quando der seu testemunho.

4. Escute atentamente o que está sendo dito — Ouvindo você saberá o que dizer depois. Fique atento aos erros na lógica do seu opositor.

5. Não interrompa — Isso simplesmente é pouco cortês. Você precisa ganhar o direito de falar. Não é porque você tem uma boa resposta que significa que deve falar em seguida. Quando a interrupção se torna uma norma, o aprendizado vai pela janela.

6. Não tenha medo de cometer erros — Uma das maneiras mais corretas de melhorar seu aprendizado é descobrindo suas próprias fraquezas. E isso só será possível à medida que sua falhas se tornarem conhecidas. Ao conhecer os seus próprios erros, você evitará repeti-los.

7. Estude o que você não sabe — Se você não sabe algo, então estude a respeito. Consiga livros sobre o tema e leia-os. Anote tudo o que puder aprender.

8. Não tenha medo de se arriscar — A ousadia tornará sua fé real. Tudo o que você tem de fazer está disponível. Então, fale. Arrisque-se em defesa fé cristã. Você se surpreenderá com o bem que você faz. O Espírito Santo o ajudará! (Jo 14.26).

9. Ensaie — Talvez, o melhor lugar para “fazer” apologética seja a sua cabeça. Pense em uma situação (crie um cenário) em que você precisa obter uma resposta e desenvolva você mesmo essa resposta. Pratique isso em sua mente. Coloque-se em uma situação e saia dela. Ao agir assim, você estará provando a sua capacidade.

10. Leia muitos livros — O conhecimento extraído de outras pessoas por meio dos livros é inestimável. Isaac Newton disse: “Se eu tenho alcançado as estrelas é porque tenho estado de pé nos ombros de gigantes”. Em outras palavras, ele está dizendo que aprendeu com outras pessoas.

Agora, tudo o que você precisa fazer é tentar. Não se preocupe com o fracasso. Siga em frente. Ore e confie em Deus. Funciona!

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com