ICP Responde



Tudo o que pedirdes a meu Pai, em meu nome (João 16.23)


Comentário apologético: O catolicismo ensina o seguinte: os “santos” são pessoas que, em vida, praticaram grande piedade e virtude e agora estão no céu, respondendo às orações daqueles que intercedem junto a elas. Os “santos” católicos podem ser venerados, mas não adorados. A Bíblia, no entanto, não autoriza a invocação de “santos”. Os discípulos pediram a Jesus que os ensinasse a orar. O Mestre, porém, não lhes disse que deveriam ir a Maria ou aos santos. Vejamos o que o Senhor lhes falou: “Quando orardes dizei: Pai nosso, que estais nos céus” (Lc 11.2). A orientação de Jesus foi para que os discípulos recorressem a Ele próprio, para que pudessem encontrar descanso (Mt 11.28). E é com clareza que ensina que a nossa invocação deve ser feita ao Pai, em seu nome (14.13,14; At 2.21). Os “santos” são apenas criaturas e infinitamente menores que Deus. Não possuem os seguintes atributos: eternidade, onipresença, onipotência e onisciência. Não podem ouvir e responder a milhares e milhares de pedidos feitos pelos católicos ao mesmo tempo. Para tanto, precisariam se como Deus, que conhece os segredos do coração dos homens.

Os cristãos são aconselhados a orar pelos vivos, ou seja, uns pelos outros (Tg 5.16; Rm 15.30; Ef 6.18,19). A Palavra de Deus proíbe a oração aos “santos” e aos anjos (Cl 2.18; Ap 19.10; 22.8,9; At 10.25,26; 14.11-18). A palavra “santo” está relacionada à palavra “separado”. A raiz significa que os “santos” são todos aqueles a quem Deus tem colocado separadamente para seu propósito (1Co 1.1,2). O “santo”, porém, é aquele que aceitou Jesus como seu único Salvador pessoal (1.12). O “santo” é aquele que nasceu de novo (3.3). É aquele que foi santificado em Cristo Jesus.

A Bíblia, de forma alguma, recomenda que devemos orar aos “santos” já falecidos. Por que fazer isso se já temos o Senhor Jesus, que pode perfeitamente socorrer àqueles se aproxima dele? (Hb 7.25). A purificação dos nossos pecados só é possível mediante o sangue de Cristo (1Jo 1.7,9; 2.1,12). Em Apocalipse 7.9-15, João viu uma grande multidão com vestidos brancos, o que significa que todos eles foram purificados pelo precioso sangue de Jesus. Deus não pode perdoar os pecados de quem não se arrepende e não aceita a oferta de salvação em Jesus (Mt 11.28-30).

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com