ICP Responde



No princípio criou Deus (Gn 1.1)


Testemunhas de Jeová e unicismo. Negam a doutrina bíblica da Trindade, procurando enfraquecer o conceito de pluralidade presente na forma Elohim - plural de Eloah (Deus, na língua hebraica).

Ciência Cristã. Diz que "Deus é o princípio da metafísica divina [...] Deus é tudo em tudo [...] Deus, o Espírito, sendo tudo, a matéria nada é".

Raelianismo. Afirma: "Elohim, um substantivo masculino plural em hebraico foi traduzido na palavra latina Deus, no singular. A Bíblia, que nos remetia à idéia da existência de entidades divinas, deveria ter esta sua palavra traduzida para o plural DEUSES, mas foi traduzida para o singular DEUS, o que é um erro em si mesmo".

Resposta apologética: Deus é apresentado pela primeira vez na Bíblia com o nome hebraico Elohim. Em Gênesis 1.1, o verbo está no singular (criou) e o sujeito no plural (Deus). Elohim é a forma plural de Eloah, mas o significado é o mesmo: Deus. Quando analisamos o contexto bíblico (1.26; 3.22; 11.7), podemos compreender a unidade composta de Deus na Trindade, ou seja, um único Deus eternamente subsistente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Embora o nome Elohim, por si só, não prove a unidade composta, o contexto, porém, apóia a unidade composta de Deus: "façamos... nossa" (1.26-27); "eis que o homem é como um de nós" (3.22); "desçamos e confundamos" (11.7. V. tb. 1.26-27).

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com