Apologética



Ordem Rosa Cruz – Parte 12 – Panteísmo


A Ordem Rosacruz fala sobre Deus de vários modos, mas que ao fim revelam um deus panteísta. Este termo é formado por duas palavras gregas Pan e Théos. Pan significa tudo e Théos, Deus: Tudo é Deus.

A Mente Universal, como inteligência, está presente em todas as células do nosso ser e é acessível como infinita sabedoria. Entretanto, a Mente Cósmica não contém em si mesma todos os detalhes próprios do conhecimento e da experiência do homem; antes, é uma forma transcendental de consciência.30

E prossegue com outras informações:

Para o místico, a consciência de Deus se estende a todas as coisas, e nelas penetra. A palavra Cósmico é usada permutavelmente com Deus para significar o princípio universal e unificador da consciência de Deus.31

Como lemos anteriormente, dizem que a palavra Cósmico é usada permutavelmente com Deus para significar o princípio universal e, em seguida, que esse Cósmico é Deus impessoal:

O Cósmico deve ser considerado impessoal. Somente o raciocínio primitivo atribui ao Infinito, características semelhantes às do homem, como sexo ou personalidade. Constitui falha humana, comumente expressada, a mente finita do homem tentar abarcar o Infinito com as suas próprias características limitadas.32

Como a Ordem Rosacruz entende que Deus é algo impessoal, não pode aceitar que Deus ouça a oração de alguém, e assim afirma:

Deus, em Sua misericórdia, recusa-se a atender às nossas súplicas, por saber dos infortúnios que nos adviriam se Ele pudesse revogar e de fato revogasse Suas próprias leis, para atender as nossas preces, por mais angustiante que seja nossa necessidade, do ponto de vista humano.33

Resposta Apologética:

Vemos na Palavra de Deus que No princípio criou Deus os céus e a terra (Gn 1.1), e que os atributos invisíveis de Deus podem ser claramente entendidos pela sua própria criação (Rm 1.20-23).

Quando Deus criou o universo, trouxe à existência algo muito diferente de Si mesmo (Hb 11.3), pois Deus é um ser pessoal. E essa personalidade podemos ver nas características de pessoa que lhe são atribuídas (Jr 10.10):

a. É capaz de expressar ira – Ex 32.9-10;

b. É misericordioso – Jn 3.10;

c. Possui vontade – 2 Pe 3.9;

d. É dotado de intelecto – Is 48.17;

e. Ele é o Deus vivo, ou seja, é um Ser racional que tem consciência de Si mesmo.

A Bíblia ainda afirma que Deus responde às nossas orações (Lc 18.1) e Tiago nos incentiva à oração (Tg 4.2).

E verdade que Deus não prometeu que nos concederia tudo o que pedíssemos, mas prometeu satisfazer a todas as nossas necessidades (Fp 4.19).

A Ordem Rosacruz tem uma forma peculiar de se referir a Deus, afirmando:

Como Rosacruzes, falamos do ‘Deus do nosso coração’ – afirmação muito oportuna a lúcida. O indivíduo só se aproximará dessa onipotência infinita à medida que puder, psíquica e emocionalmente, a ela responder.34

E acrescenta que o homem está permanentemente criando seu Deus:

Em certo sentido, podemos dizer que o homem está permanentemente criando seu Deus, ou seja, está mentalmente visualizando a Divindade, ou a Suprema Inteligência, num conceito progressivamente superior. 35

Demonstrando assim que o Deus em que crê é completamente impessoal e muito distante do Deus da Bíblia, pois seu deus é o deus de seu coração, seja lá qual for. Qualquer que seja a crença do adepto se encaixa nos padrões de adoração dos Rosacruzes.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com