ICP Responde



E Joabe deu a Davi a soma do número do povo; e era todo o Israel um milhão e cem mil homens, dos que arrancavam da espada; e de Judá quatrocentos e setenta mil homens, dos que arrancavam da espada. Porém os de Levi e Benjamim não contou entre eles, porque a palavra do rei foi abominável a Joabe. (1 Crônicas 21.5,6)


Ceticismo. Afirma divergência entre este texto e 2Samuel 24.9, que diz que soma dos recenseados é de oitocentos mil homens.

Resposta apologética: A discrepância existente pode ser dirimida quando distinguimos as pessoas arroladas nas duas oportunidades. O texto de 2Samuel 24.9 fala em oitocentos mil “homens de guerra, que puxavam a espada”. Todavia, esta contagem não incluía o exército permanente de 288 mil (27.1-15) nem os doze mil que teriam sido especificamente destacados para Jerusalém (2Cr 1.14). Acrescentando estes números ao texto em análise, chegamos a “um milhão e cem homens”, total do efetivo do exército de Israel.

Nos 470 mil (cap. 21) não estão incluídos os trinta mil homens do exército permanente de Judá, mencionados em 2Samuel 6.1, o que evidencia que o autor de 1Crônicas não menciona que Joabe não havia completado a contagem dos homens de Judá (21.6).

A devida consideração aos acréscimos e às exclusões dos grupos recenseados prova que não há erros nessas passagens.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com