ICP Responde



E tomou-lhe Davi mil carros e setecentos cavaleiros (2 Samuel 8.4)


Ceticismo. Declara que há contradição entre este versículo e 1Crônicas 18.4 quanto ao número de cavaleiros tomados por Davi.

Resposta apologética: Embora haja, de fato, uma incorreção entre os dois textos confrontados, devemos esclarecer que essa falha não provém da revelação (inspiração divina), mas de um lapso do copista que, provavelmente, não atentou, durante a compilação, para as minúcias do texto inspirado. Ou seja, um dos copistas mais antigos omitiu, inadvertidamente, a palavra “carro” existente em traduções como a ACF. A distração trouxe problemas aos copistas posteriores que, por sua vez, reconheceram não ser correta a escrituração hebraica “um mil e sete mil cavaleiros”, reduzindo, por sua própria conta, o segundo “mil” para “setecentos”. Então, o resultado foi “mil e setecentos cavaleiros”, redação encontrada no texto de 2Samuel em algumas traduções bíblicas.


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados