Defesa da Fé

Edição 59

Pró-Vida - A integração cósmica pregada pelo movimento de Celso Charuri


Por Natanael Rinaldi

Um movimento estranho de caráter esotérico, sediado na cidade de São Paulo, já alcançou algumas outras cidades do país.

Embora não possamos defini-lo como uma sociedade secreta religiosa, como a Maçonaria, a Teosofia ou a ordem Rosa-Cruz, este movimento, porém, não deixa de manter um certo "secretismo" em relação às suas atividades e doutrinas, restritas aos seus membros. A curiosidade de alguns dos interessados só pode ser satisfeita com a condição de a pessoa matricular-se nos cursos oferecidos pelo Instituto.

Quase todas as circulares, por meio das quais são oferecidas instruções aos participantes do Instituto, apresentam a seguinte declaração (ou pergunta) em manchete: "Como vai a sua mente?". Com isso, demonstra que sua preocupação maior é o desenvolvimento da mente, cujo objetivo é fazer que o participante chegue ao que denominam "Integração cósmica".


O que é realmente a Pró-Vida?


Deixemos que o dr. Celso Charuri, idealizador e fundador da entidade, responda à pergunta: "a Pró-Vida é um Instituto, com sede na capital de São Paulo, que se propõe a conduzir os interessados a uma integração cósmica".

A fim de colocar o leitor a par da referida entidade, prosseguimos com as indagações.


O que significa integração cósmica?


"Significa fazer que o homem amplie sua visão em relação ao 'habitat' em que vive. Em simples palavras, significa sair do seu egocentrismo, depois de sua cidade, depois do seu estado, depois de seu país, depois de seu planeta, depois de todos os planetas e assim por diante, até descobrir que ele é uno e todo ao mesmo tempo, e que dentro dele brilha a mesma centelha divina que também está presente numa bactéria do mais longínquo planeta imaginável".


E como a Pró-Vida conduz os interessados a este propósito?


"Por intermédio de nove cursos, onde são discutidos e analisados temas dentro da esfera mental, física e espiritual".


Lá se pratica treinamento mental?


"Sim, de uma forma ordenada, por profissionais capacitados, representados por médicos, fisiologistas, psicólogos e filósofos".


Em que consiste o treinamento mental?


"Consiste numa série de processos, que visa à retirada dos véus que impedem ao homem a captação de vibrações energéticas que nos cercam".


O que acontece quando estes véus são retirados?


"Acontece uma ampliação de consciência, até chegar à consciência cósmica".


Que benefício isto traz ao homem?


"Com a ampliação da consciência, o homem conhecerá a Verdade que o levará à Justiça, que lhe dará liberdade e, finalmente, o homem encontrará a almejada paz".


E o que é a central geral dos dízimos?


"É, em resumo, o ato manifestado, ou seja, a ação que é própria do homem integrado cosmicamente. Em outras palavras, é o privilégio de ser nas mãos de quem dá" (grifo do autor).

Diante dos pontos centrais expostos pela Pró-Vida, tecemos os seguintes comentários a respeito:


Panteísmo


Pode-se afirmar que a Pró-Vida é mais uma entidade que integra o conceito do Movimento Nova Era. Que conceito é este? Administrar melhor a mente do indivíduo a fim de alcançar, pelo desenvolvimento da mente, sua própria divindade, tornando-se Um com o Todo. A Nova Era propaga que "Jesus ensinou a usarmos o que hoje a Ciência da Mente reconhece que é uma lei infalível e universal: o que você pede, o que você pensa e deseja, o que você mentaliza, acontece, porque o subconsciente é acionado para executar. No âmago do subconsciente está o Pai, o eu superiror".

Quando lemos a respeito de conceitos como os expostos, logo nos lembramos de que este grupo admite um princípio religioso conhecido como panteísmo, ensino próprio das religiões orientais, como o budismo, o hinduísmo, o taoísmo, entre outros. Este ensino admite que Tudo é Deus e porque tudo é Deus, então Deus, como um ser pessoal espiritual, não existe. Para este conceito, a identidade Pró-Vida dá uma nova nomenclatura: "integração cósmica". Nos outros movimentos ocultistas, a expressão é "consciência cósmica".

Segundo o dr. Celso, "integração cósmica" é sair do egocentrismo [...] até nos unirmos no Deus Uno e Todo.


A oração do Pai-nosso


Ao ensinar a oração do Pai-nosso, Jesus incluiu uma súplica que deveria ser repetida todas as vezes que ela fosse feita: "... seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mt 6.10).

Ao contrário da oração-modelo recomendada por Jesus - "seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" - houve alguém num passado longínquo que fez uma oração diferente, dentro dos moldes a que se propõe a Pró-Vida com seus cursos de desenvolvimento mental, sugestionando o conceito de "nos unirmos no Deus Uno e Todo". A pessoa em questão foi Lúcifer, o líder dos coros celestiais. A sua oração está dita nos seguintes termos: "Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, ao lado do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo" (Is 14.13,14).

A vontade de Deus já não era mais importante para Lúcifer. Ele tinha decidido "fazer a sua própria vontade". E, com um terço das hostes angelicais, ele lançou a sua rebelião. Foi um esforço abortado porque Deus reagiu rapidamente. As legiões de anjos que acompanharam Lúcifer foram lançadas fora do céu como estrelas cadentes. O domínio de Lúcifer foi imediatamente reduzido do estado celestial para um posto distante do universo chamado terra. O seu espírito de anarquia contra-explodiu da maneira mais terrível. No entanto, Lúcifer, agora Satanás, não admitiria derrota ou erro. Então começou a procurar outras vítimas as quais pudesse enganar para fazer o seu trabalho, como ele tinha feito com os anjos ímpios. Seus olhos caíram sobre Eva e, imediatamente, pôs as mãos à obra.

"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal" (Gn 3.1-5).

A frase de Satanás ainda não mudou:"É assim que Deus disse?". Sempre lançando dúvidas sobre a autoridade da Palavra de Deus. Deus tinha dado ordens específicas a Adão e Eva para que não comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois, caso o fizessem, certamente morreriam. Satanás lançou a idéia de que talvez Deus estivesse enganado e que eles certamente não morreriam. Ao contrário, seriam como deuses. Esta é a promessa do Movimento Nova Era e de seu Instituto menor, a Pró-Vida.

Diz o dr. Celso que a "'integração cósmica' é sair do egocentrismo [...] até nos unirmos no Deus Uno e Todo".

As teses básicas da doutrina panteísta são:

a) Nada existe, exceto a matéria.

b) Deus e o universo são idênticos.

c) Todas as coisas, corpóreas ou espirituais, emanam da substância divina.

d) A substância divina torna-se todas as coisas por manifestação ou evolução de si mesma.

e) Deus é um ser universal e indefinido que, ao determinar-se a si mesmo, compõe o universo que é diversificado em gêneros, espécies e indivíduos.


Um Deus pessoal


Ao contrário, a Bíblia ensina o monoteísmo, ou seja, a existência de um só Deus. Os judeus pronunciam em altos sons: "Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças" (Dt 6.4,5).

O próprio Deus afirma sua singularidade: "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei" (Is 42.8).

O apóstolo Paulo ensina também que devemos descobrir "qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas" (Rm 12.2). Este Deus revelou-se na Bíblia como o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Mt 3.16,17; 28.19; 2Co 13.13).


Etapas para alcançar a paz


Além de oferecer aos seus alunos condições de alcançarem a integração cósmica, o dr. Celso declara:

"Com a ampliação da consciência, o homem conhecerá a Verdade. Esta o levará à Justiça, que lhe dará Liberdade e, finalmente, o homem encontrará almejada Paz".

Em outras palavras, alcançar a paz por caminhos diferentes dos apontados na Bíblia. Alcançar a Verdade, alcançar a Justiça, alcançar a Liberdade que levará o homem à almejada Paz, por outros caminhos, como desenvolvimento por meio de cursos mentais, é procurar algo em vão. Jesus declarou os meios pelos quais esta verdadeira paz poderia ser alcançada: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (Jo 14.27).

Como sabemos pela Bíblia, o problema do homem não é a ignorância de sua divindade nem de seu poder mental ainda inato que precisam ser despertados pelo desenvolvimento de poderes extra-sensoriais para que ele (o homem) se integre ao cosmos. Antes, o problema do homem é o pecado, que se introduziu no mundo pela desobediência: "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram" (Rm 5.12).

O pecado afasta o homem de Deus e o torna infeliz: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR" (Lm 3.39-40).

Jesus veio ao mundo para reconciliar o homem com Deus, perdoando os seus pecados: "O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação" (Rm 3.25). Quando o homem aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador encontra a paz tão almejada pela humanidade: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5.1).

Certamente, o curso ministrado pelo movimento Pró-Vida jamais poderá oferecer aos seus alunos e simpatizantes e paz que tanto almejam e procuram.


Cursos ministrados


Nas agendas das atividades físicas e mentais marcadas para cada mês encontram-se as programações com as seguintes atividades: Torneio Robin Hood de Arco e Flecha, Clarividência, Ginástica Aeróbica, Vôlei, Telepatia, Psicometria, Xadrez para iniciantes, Feiras de Mitologia, Radiestesia, entre outras.

Ainda, como parte das festividades, programam o dia da Assembléia Central Geral do Dízimo no Clube de Campo Pró-Vida. Existe também o Corpo de Baile da Pró-Vida.

Algumas dessas práticas têm ligação ocultista e, por conseqüência, têm conotação com o satanismo. Vejamos:

Clarividência: é a "visão" mental de objetos ou eventos físicos à distância, por meios psíquicos.

Levitação: a pessoa fica suspensa no ar.

Psicometria: é a capacidade de adivinhar atos a partir de objetos pessoais.

Telepatia: é a transferência silenciosa de pensamentos de uma mente para outra. Envolve a percepção extra-sensorial dos pensamentos ou do estado mental de outra pessoa.

Radiestesia: trata-se da prática de procurar a localização de objetos ocultos por meio das varas de adivinhação, dos pêndulos. É aplicada também em outros campos (prospecção mineral).

Feiras de Mitologia: ocasião em que certos objetos ligados à mitologia são expostos à venda. Destacam-se incensos, perfumes, talismãs e amuletos de uso universal como: figa, ferradura, trevo de quatro folhas, elefante em estatueta, forca, corcunda, pomba, cobra mordendo a cauda, gato preto, sino, entre outros.


Proibição divina


Consideradas à luz do ensino bíblico, não vemos como possamos criticar qualquer exercício físico que vise o bem do corpo: "Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir" (1Tm 4.8). Contudo, outros exercícios que envolvem a mente em práticas ocultistas são contrários aos ensinos bíblicos:

"A feiticeira não deixarás viver" (Êx 22.18).

"Não agourareis nem adivinhareis" (Lv 19.26).

"Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo. Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles" (Lv 20.6,27).

"Entre ti não se achará [...] nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti" (Dt 18.10-12).


Porta que leva à perdição


Como convite irrecusável para os que se interessam pelo seu curso, a Pró-Vida oferece: "O MUNDO BEM MELHOR JÁ É UMA REALIDADE PARA OS QUE ATRAVESSARAM A PORTA PRÓ-VIDA".

Em contrapartida, declaramos que o mundo de fato tornou-se verdadeiramente bem melhor para aqueles que realmente aceitaram o Príncipe da Paz: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Is 9.6).

Jesus afirmou: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens" (Jo 10.9).

A entrada pela porta larga é a que conduz à perdição (Mt 7.13,14).

Fiquemos atentos!


* Todas as declarações do Sr. Celso Charuri que não constam nas notas de referências foram extraídas do site oficial do movimento PRÓ-VIDA: www.provida.org.br


Referências:

1 Circular 69, outubro de 1986.

2 Lauro Trevisan. Os Poderes de Jesus Cristo, p. 234.

3 Circular nº 70, de novembro de 1986.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com