Apologética



Hare Krishna – Parte 04 – Ensinos da seita


4.1 – ISKCON

Os ensinos básicos da ISKCON são os seguintes:

a. Krishna é a maior de todas as divindades. Krishna tem o corpo azul, costuma tocar flauta, cuida de vacas e tem namoradas vaqueiras;

b. O corpo é ilusório; a alma é individual e ao mesmo tempo faz parte da alma divina;

c. Pelo cântico do nome divino, uma pessoa pode ser livre dos seus sofrimentos e experimentar o êxtase – amor transcendental sem contato sexual;

d. Os devotos devem render-se completamente aos seus gurus (mestres);

e. A salvação se alcança pela devoção, por intermédio do yoga Bahkti, uma forma de Toga com devoção e uma divindade pessoal;

f. Mundo e Ilusão. Os seguidores de Krishna crêem que o corpo humano e o mundo físico não são reais, mas simples ilusão (maia, na linguagem hindu);

g. Nas muitas ilusões existentes, três permanecem, proeminentemente: bondade, paixão a ignorância. Da forma como o homem enfrenta esses três aspectos da vida, ele irá responder na próxima: 1 – Se é governado pela ignorância, na próxima irá para o inferno; 2 – Se a paixão governa sua vida, sua futura reencarnação será na Terra; 3 – Mas, se sua vida é governada pela bondade (total repúdio ao mundo material a total devoção a Krishna), o devoto será recompensado na vida futura em outros planetas, na mais sublime das realidades espirituais;

h. É interessante notar que Krishna não oferece assistência aos seus adeptos nas 24 horas do dia, quando lutam para uma purificação.

4.2 – DEVOÇÃO

Krishna não é um deus de graça. Cada devoto deve guardar sua própria mente e corpo por intermédio de vários trabalhos e cantando o grande mantra. Visto que Krishna se acha tão distante de seus seguidores, um mestre espiritual (guru) é chamado para ajudar no longo caminho da consciência de Krishna.

Os seguidores de Krishna crêem que, se eles fracassarem em compensar seus pecados nesta vida, terão outra chance na próxima e assim na outra, até a perfeição final. Todas as ações do indivíduo, quer boas quer más, retornam a ele, em reações correspondentes, boas ou más.

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