Apologética



A apologética cristã e seus tipos


"...e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós". (1Pe 3.15)

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo". Ef 6.11

A palavra apologética vem do termo grego "apologia", que se pronuncia ap ol og ee ah e significa "uma defesa verbal". É usada oito vezes no Novo Testamento.

Assim, apologética cristã é uma doutrina que procura contestar toda e qualquer crítica que se opõe à revelação de Deus em Cristo e a Bíblia. Por conseguinte, pode incluir estudos como manuscritos da Bíblia, filosofia, biologia, matemática, evolução e lógica. Mas também pode consistir em dar uma simples resposta a uma pergunta sobre Jesus ou uma passagem da Bíblia. Este último caso é o mais comum, e você não precisa ler toneladas de livros para fazer isso.

A apologética pode ser defensiva ou ofensiva. O apologista pode e deve defender suas razões de crer (1Pe 3.15). Mas ele também pode atacar. Pode procurar aqueles que se opõem e propor-lhes perguntas, problemas e repostas (2Co10.5). Claro, o apologista deve, antes, se preparar para fazer isso, somente assim a apologética será feita com amor.

A apologética pode ser, basicamente, evidencial ou pressuposta. A apologética evidencial trata da evidência do cristianismo: a ressurreição de Jesus, os manuscritos bíblicos, a profecia cumprida, os milagres etc. A apologia pressuposta é aquela que trata das conjeturas daqueles que se opõem ao cristianismo, porque as presuposições afetam o modo como uma pessoa utiliza a evidência e a razão.

Algumas áreas do debate dentro da apologética cristã trata do uso da evidência, da razão, da filosofia etc. O apologista deve usar somente critérios aceitáveis para os incrédulos? Podemos usar a Bíblia como defesa de nossa posição ou devemos demostrar o cristianismo sem ela? A razão é suficiente para demostrar a existência de Deus ou a verdade bíblica? Quanta razão e evidência é usada à luz das Escrituras para mostrar que é Deus quem abre a mente para entender?

Jesus escolheu uma pessoa muito religiosa e educada para ser apóstolo: Paulo. Os outros eram pescadores, coletor de imposto, médico, entre outras profissões e ofícios. Eles eram cheios do Espírito de Deus e foram usados por Deus. Deus usa todas as coisas para sua glória. Por isso, nós fazemos apologética por meio da fé.


(Autor desconhecido)

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com